O ITED, núcleo de Inovações e Tecnologias Educacionais do SENAI – DR BA, iniciou em 2005 o projeto de Qualificação Profissional de Pessoas com Deficiência Auditiva. Desde então vem desenvolvendo recursos e ofertando serviços utilizando como principal ferramenta o uso de Tecnologias de Comunicação e Informação, em cooperação com a Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, o SENAI-BA e a Rede de Educação a Distância do SENAI.

Nos anos que se seguiram, o ITED passou a desenvolver produtos e ofertar cursos voltados para Pessoas com Deficiência Visual - PDV e para Pessoas com Deficiência Auditiva - PDA. Confira a linha do tempo dos principais produtos e serviços e os prêmios pelo ITED:

Figura 1 – Linha do tempo: histórico dos produtos e serviço

Descrição: Figura 1 composta por cinco retângulos de cores diferentes, dispostos horizontalmente, um ao lado do outro. Nos rodapés estão os anos em algarismo arábico e, nos centros, os textos correspondentes dispostos da seguinte forma: Primeiro retângulo 2007, oferta do curso de Informática Básica com Linux para pessoas com deficiência auditiva; No Segundo 2009, oferta do curso de Informática Básica com Leitor de Telas para pessoas com deficiência visual; Terceiro 2011, oferta do curso de Atendimento e Rotinas Administrativas; No quarto 2012, atualização do curso de Informática Básica para Linux e, no quinto 2013, oferta do curso de Informática Básica para Linux, em parceria com a empresa Chocolates Garoto-ES.

Portfólio

Além da expertise no desenvolvimento de soluções educacionais com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs voltadas para qualificação profissional de pessoas com deficiência visual e auditiva, o ITED dispõe dos produtos e serviços acessíveis:

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem para Pessoas com Deficiência Auditiva (2011/12);
  • Ambiente de comunicação on-line (chat), no qual pessoas surdas que não sabem Português escrito podem se comunicar com ouvintes que não sabem LIBRAS (2012/13);
  • Cursos de Informática com Linux em LIBRAS (DA) (2005/2007);
  • Curso de Informática com Leitor de Telas;
  • Curso de Atendimento e Rotinas Administrativas (DV) (2009/2012); com carga horária de 240h. Voltado para pessoas com deficiência visual, aborda os seguintes conteúdos: Informática (Windows, Internet, Outlook, Word e Excel), Marketing Pessoal, Arquivo físico, Rotinas administrativas, Atendimento de suporte a cliente, Captação de clientes e Recuperação de clientes.

Produtos e serviços sob demanda

Além dos produtos ofertados, o ITED desenvolve cursos sob demanda das empresas. São cursos customizados, feitos especialmente para atender às necessidades específicas de cada cliente de acordo com suas demandas especiais de treinamento e qualificação. Inicialmente é feito um levantamento de necessidades e, a partir de então, elaboramos uma proposta de solução para a demanda.

PRÊMIOS

Top Social

Prêmio Top Social

Campeã do TOP SOCIAL de 2007.


Finep

Prêmio FINEP

Campeão do Prêmio FINEP de Inovação na categoria Tecnologia Social em 2009.


Top dos Tops

Prêmio Top dos Tops

Instituição Top de todas a categorias do TOP SOCIAL de 2007.


Fundação Banco do Brasil

Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social

Certificação dada pelo Banco do Brasil na área de Tecnologia Social.

Copyright - 2014 © Produzido pelo NEAD - Núcleo de Educação a Distância - SENAI / BA